Quem sou eu

Minha foto
Sou Elisyane Fontes, tenho 28 anos. Sou professora de artes e estou na na campanha da valorização do ensino da arte em nossas escolas.

segunda-feira, 1 de abril de 2013


I E II ANO


I UNIDADE AULA 6

Tipos de grafite existentes

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o graffiti é composto por vários estilos \ formas. Atualmente os estilos mais conhecidos e consequentemente mais utilizados são os seguintes :

Hall-of-fame
       
       Grafite, na maior parte dos casos em paredes legais ou paredes pouco expostas, sem grandes riscos de problemas com as autoridades. Hall-of-fame é um grafite mais pensado e mais trabalhado, dando importância não só ao lettering Arte de escrever letras.) , mas também aos fundos e eventuais characters (Personagens encontradas nos grafites). Quando o hall-of-fame atinge uma proporção considerável, é muitas vezes também chamado de produção.







Bombing

       Bombing poderá ser considerado qualquer tipo de grafite ilegal. No entanto, quando se fala de um bombing ou bomb, fala-se de um grafite na rua (não em comboios ou metropolitanos) e que não se encaixa nas definições de tag (pseudónimo do criador do graffiti, nomeadamente a sua assinatura) ou trow-up (estilo de grafite, caracterizado mais a frente).








 Crew

       Um grupo de writers (Praticante de grafite, em qualquer uma das suas vertentes), que se une por um objetivo e forma o seu ‘’coletivo’’. As crews costumam ter nomes extensos, que são abreviados através de siglas, normalmente entre 2 a 4 letras. Através dessas siglas, algumas vezes são criadas novas definições para o nome de crew. Um writer pode pertencer a várias crews. Muitas vezes os writers optam por pintar o nome das suas crews, seja abreviado ou por extenso, em detrimento do seu próprio tag. Se os writers dão reputação às suas crews, o contrário também acontece, daí que se torne importante também fazer crescer o nome da crew.







Trash-train

       Normalmente quando os writers se referem a comboios, utilizam a palavra inglesa train, existe então o conceito de trash-train (Comboio-lixo) , que se utiliza para comboios fora de circulação, que se destinam a abate ou requalificação. Geralmente estes comboios são bastante fáceis de pintar, ideal para obter boas fotografias de grafite em comboios, uma vez que o writer tem mais tempo para elaborar o seu grafite, do que se tratasse de um comboio em condições normais.






Stencil

       Molde recortado em cartolina, radiografias, ou outros materiais de maneira a criar formas predefinidas, encostando esse molde a uma superfície, e passando spray por cima, ficando com as formas subtraídas à cartolina, pintadas na parede. Ideal para fazer em superfícies pequenas, é rápido de executar, e permite também reproduzir o mesmo desenho em vários sítios.







    WildStyle

       Estilo de grafite nascido em Nova Iorque nos anos 70. É um estilo bastante complexo, que vive muito da intersecção de formas e que normalmente tem um elemento característico que são as setas. O resultado final torna-se algo altamente indecifrável para quem esteja fora do grafite e, por vezes, até para quem está por dentro.







Throw-up

       É provavelmente o tipo de grafite mais difícil de definir, mas uma possível definição para refere-se qualquer tipo de grafite que viva só dos contornos e não esteja preenchido. Mais concretamente é a atividade do writer quando este se limita a tagar paredes.














I E II ANO

I UNIDADE- AULA 5

GRAFITE


A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Existem diferentes estilos de grafites, que vão além daqueles que estávamos mais acostumas, lembra aquela letras enormes umas grudadas nas outras? Elas foram as pioneiras, hoje existem vários estilos entre eles: 3D, wild style, crew, cross,characters e etc...

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

 Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
 Tag: é a assinatura de grafiteiro.
 Toy: é o grafiteiro iniciante.
 Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.


http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm


I E II ANO

I UNIDADE- AULA 4


A Arte Contemporânea e a Escultura
  
Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem. 


A escultura surgiu no Oriente Médio com a pretensão de copiar a realidade de forma artística, embora seja usada para representar qualquer coisa, o intuito maior é representar o corpo humano. 

Considerada a terceira das artes plásticas, a origem da escultura é baseada na imitação da natureza. 

No final do século VII a.C, os gregos esculpiam em mármores grandes figuras de homens. 

A escultura ganhou destaque no Renascimento, com a estátua de Davi, obra de Michelangelo. 


As maiorias destas esculturas retratavam a figura humana, com característica harmoniosa e bela. Algumas obras eram figurativas e outras com sentido religioso.


Hoje arte contemporânea abrange toda categoria da arte, principalmente na escultura. Graças ao avanço tecnológico pode obter novas técnicas, novos matérias e novos resultados.

Atualmente existe vários tipos de esculturas , algumas hiper-realistas e outras abstratas.


Diferentes técnicas são usadas, por exemplo, esculturas de cera, de gelo, de sabão, de ferro, de bronze, esculturas com sucatas, esculturas de papelão, entre outras.