O estágio supervisionado foi realizado no EMEF Costa Melo com a orientação da professora Helenizia. As aulas foram ministradas em três turmas no turno da manhã, respectivamente as que a orientadora era a professora . O inicio da experiência foi no dia 14/05 á 18/06, foram 5 aulas em cada turma. Na primeira semana foi realizado apenas um estágio de observação e nas semanas seguintes foi ministrado as aulas teóricas e práticas.
O Conteúdo e o plano foi seguido o da professora Helenizia, eu ( Elisyane) apenas ministrei algumas oficinas, ou aulas práticas, já o conteúdo a professora que ministrava.
Para os 5° anos A e B, o plano de aula escolhido tinha como objetivo conhecer e identificar o conceito e os elementos da arte, assim como os códigos das linguagens artísticas e executar e apreciar de forma reflexiva expressões artísticas. O conteúdo escolhido foi linha e construções ( tamanhos, formas, espessuras), e o estudo da cor ( cores primárias, secundárias, neutras, quentes e frias).
Para o 8° ano b o objetivo era conhecer e identificar o conceito de literatura em cordel e a gravura e também apreciar de forma reflexiva expressões artísticas. O conteúdo foi sobre a literatura de cordel e o estudo da gravura.
Para o 8° ano b o objetivo era conhecer e identificar o conceito de literatura em cordel e a gravura e também apreciar de forma reflexiva expressões artísticas. O conteúdo foi sobre a literatura de cordel e o estudo da gravura.
Abaixo está o modelo da tabela do plano de aula de uma das turmas que ministrei as aulas:
Emef Costa Melo
|
Professor: Elisyane Fontes Santos
|
Série: 8°ano
|
Turma: B
|
Período: manhã
|
Disciplina: Artes
|
Plano de Aula
|
|
Objetivos
|
ü Conhecer e
identificar o conceito de literatura em cordel e a gravura
ü Executar e apreciar
de forma reflexiva expressões artísticas.
|
Competências
|
ü Compreender e
identificar a Arte presente no cotidiano como expressão e comunicação.
ü Expressar e saber comunicar-se
em Arte mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva valorizando a sua
produção e a do outro.
ü Articular a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e
fruir produções artísticas.
|
Habilidades
|
ü Observar, narrar,
descrever, interpretar imagens, objetos, produções artísticas, fatos e
acontecimentos. Conhecer, refletir e valorizar a história em quadrinhos.
ü Expressar-se
artisticamente através da interação com materiais, instrumentos e
procedimentos variados.
|
Conteúdo
|
ü Introdução ao Cordel
ü A gravura
|
Cronograma
|
14/05:> 10h00min/
4° horário
|
|
Conteúdo
|
Estagio de observação
|
Procedimentos
|
Observar o ensino de artes
|
Atividades
|
|
Materiais
|
21/05:>
10h00min/ 4° horário
|
|
Conteúdo
|
ü Introdução ao Cordel
|
Procedimentos
|
ü Aula expositiva
|
Atividades
|
Formar
versos
|
Materiais
|
28/05:>
10h00min/ 4° horário
|
|
Conteúdo
|
ü Gravura
|
Procedimentos
|
ü Aula expositiva com
a utilização de recursos visuais impressos
|
Atividades
|
Formar
versos
|
Metodologia
|
·
Aula
expositiva, exposição de vídeo, resolução de exercícios, utilização de
recursos visuais impressos e materiais didáticos.
|
·
Para
cada conteúdo duas aulas com 50 min., para as aulas serem realizadas de forma
teórica
e prática:
|
1°
aula teórica: 21/05
|
|
|
2°
aula prática: 28/05
|
|
04/06:>
10h00min/ 4° horário
|
|
Conteúdo
|
ü A gravura
|
Procedimentos
|
ü Compreender a
linguagem e os tipos de gravura
|
Atividades
|
ü Apresentação de
gravuras
|
Materiais
|
11/06:>
10h00min/ 4° horário
|
|
Conteúdo
|
ü Gravura e o cordel
|
Procedimentos
|
ü Compreender a
relação das duas linguagens artísticas
|
Atividades
|
ü Produzir um verso e
uma matriz sobre Luiz Gonzaga
|
Materiais
|
ü Papel, eva,
tesoura, cola, isopor.
|
18/06:>
10h00min/ 4° horário
|
|
Conteúdo
|
ü Gravura
|
Procedimentos
|
ü Expor gravuras,
xilogravuras e litogravuras impressas do livro de Gombrich
|
Atividades
|
ü Elaborar um desenho
para compor uma matriz de gravura utilizando o conceito de positivo e
negativo.
|
Materiais
|
ü Papel, lápis de cor
e grafite.
|
Metodologia
|
·
Aula
expositiva, utilização de recursos visuais impressos e materiais didáticos.
|
·
Para
cada conteúdo duas aulas com 50 min., para as aulas serem realizadas de forma
teórica
e prática:
|
1°
aula teórica: 04/06
|
|
|
2°
aula prática: 11/06
|
|
3° aula prática: 18/06
|
·
Atividade: desenho em positivo e negativo para compor
uma matriz.
|
Avaliação
|
Atividades
artísticas
|