Quem sou eu

Minha foto
Sou Elisyane Fontes, tenho 28 anos. Sou professora de artes e estou na na campanha da valorização do ensino da arte em nossas escolas.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Plano de Aula

O estágio supervisionado foi realizado no EMEF Costa Melo com a orientação da professora Helenizia. As aulas foram ministradas em três turmas no turno da manhã, respectivamente as que a orientadora era a professora . O inicio da experiência foi no dia 14/05 á 18/06, foram 5 aulas em cada turma. Na primeira semana foi realizado apenas um estágio de observação e nas semanas seguintes foi ministrado as aulas teóricas e práticas.
O Conteúdo e o plano foi seguido o da professora Helenizia, eu ( Elisyane) apenas ministrei algumas oficinas, ou aulas práticas, já o conteúdo a professora que ministrava.
Para os 5° anos A e B, o plano de aula escolhido tinha como objetivo conhecer e identificar o conceito e os elementos da arte, assim como os códigos das linguagens artísticas e executar e apreciar de forma reflexiva expressões artísticas. O conteúdo escolhido foi linha e construções ( tamanhos, formas, espessuras), e o estudo da cor ( cores primárias, secundárias, neutras, quentes e frias).
Para o 8° ano b o objetivo era conhecer e identificar o conceito de literatura em cordel e a gravura e também apreciar de forma reflexiva expressões artísticas. O conteúdo foi sobre a literatura de cordel e o estudo da gravura.
Abaixo está o modelo da tabela do plano de aula de uma das turmas que ministrei as aulas:





Emef Costa Melo


Professor: Elisyane Fontes Santos

Série: 8°ano

Turma: B

Período: manhã

Disciplina: Artes


Plano de Aula





Objetivos



ü  Conhecer e identificar o conceito de literatura em cordel e a gravura
ü  Executar e apreciar de forma reflexiva expressões artísticas.


Competências



ü  Compreender e identificar a Arte presente no cotidiano como expressão e comunicação.
ü  Expressar e saber comunicar-se em Arte mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva valorizando a sua produção e a do outro.
ü  Articular a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades
ü  Observar, narrar, descrever, interpretar imagens, objetos, produções artísticas, fatos e acontecimentos. Conhecer, refletir e valorizar a história em quadrinhos.
ü  Expressar-se artisticamente através da interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados.
Conteúdo


ü  Introdução ao Cordel
ü  A gravura





Cronograma



14/05:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

Estagio de observação
Procedimentos
Observar o ensino de artes
Atividades

Materiais



21/05:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

ü   Introdução ao Cordel

Procedimentos
ü  Aula expositiva

Atividades       
Formar versos
Materiais

28/05:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

ü  Gravura
Procedimentos
ü  Aula expositiva com a utilização de recursos visuais impressos

Atividades
Formar versos


Metodologia


·         Aula expositiva, exposição de vídeo, resolução de exercícios, utilização de recursos visuais impressos e materiais didáticos.
·         Para cada conteúdo duas aulas com 50 min., para as aulas serem realizadas de forma teórica e prática:


1° aula teórica: 21/05
  • Breve contexto sobre a literatura do cordel
  • Apresentação de versos

2° aula prática: 28/05

  • Atividades: construir um verso de cordel


04/06:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

ü  A gravura
Procedimentos
ü  Compreender a linguagem e os tipos de gravura
Atividades
ü  Apresentação de gravuras
Materiais


11/06:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

ü  Gravura e o cordel
Procedimentos
ü  Compreender a relação das duas linguagens artísticas
Atividades
ü  Produzir um verso e uma matriz sobre Luiz Gonzaga
Materiais
ü  Papel, eva, tesoura, cola, isopor.


18/06:> 10h00min/ 4° horário
Conteúdo

ü  Gravura
Procedimentos
ü  Expor gravuras, xilogravuras e litogravuras impressas do livro de Gombrich
Atividades
ü  Elaborar um desenho para compor uma matriz de gravura utilizando o conceito de positivo e negativo.
Materiais
ü  Papel, lápis de cor e grafite.



Metodologia


·         Aula expositiva, utilização de recursos visuais impressos e materiais didáticos.
·         Para cada conteúdo duas aulas com 50 min., para as aulas serem realizadas de forma teórica e prática:


1° aula teórica: 04/06
  • Breve contexto sobre gravura
  • Apresentação de gravuras impressas

2° aula prática: 11/06

  • Atividades: dividir a turma em dois grupos, um grupo produz um verso e o outro uma matriz sobre Luiz Gonzaga.
3° aula prática: 18/06
·         Atividade: desenho em positivo e negativo para compor uma matriz.


Avaliação

Atividades artísticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário